Conheça os benefícios da castanha de caju e algumas receitas

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A castanha de caju é o fruto do cajueiro, encontrado em grande concentração no Nordeste do Brasil. Como todas oleaginosas, as castanhas são alimentos que, além de ricos em macronutrientes como lipídios e proteínas, fornecem substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias. A castanha é encontrada junto do caju, que é considerado um pseudofruto do cajueiro. 

Rica em uma variedade de nutrientes, a castanha de caju se destaca pelo baixo teor de açúcar, ser fonte de fibras e a boa oferta de proteínas – que faz dela uma boa alternativa para vegetarianos e veganos. Ainda, possui doses generosas de minerais importantes para o organismo.

Entre eles está o cobre, necessário para a produção de energia, desenvolvimento do cérebro e reforço da imunidade, e também o magnésio e o manganês, nutrientes importantes para a saúde óssea. 

Como outras oleaginosas, a castanha de caju também é rica em gorduras insaturadas, que estão ligadas à prevenção de doenças cardíacas. Uma porção de 10 gramas de castanha de caju fornece também fósforo e zinco, além de boas gorduras (monoinsaturadas e poli-insaturadas),

Continue para saber mais sobre benefícios da castanha de caju, uma aliada na prevenção de algumas doenças e do seu maior patrimônio: a saúde. 

Castanha de caju é bom para…

1 – Melhorar a saúde do coração;

2 – Ajudar a perder peso;

3 – Combater o diabetes.

Esta castanha é fonte de substâncias antioxidantes por conter polifenóis e carotenóides. Por isso, oleaginosas, como também nozes, amêndoas e outros tipos de castanhas, são ideais para reduzir danos oxidativos nas células, conforme pesquisas científicas. Esta propriedade é primordial para estas três benefícios da castanha de caju

Melhorar a saúde do coração

Dietas ricas em oleaginosas estão associadas com menor risco de doenças cardíacas. Isso porque, conforme estudos, são capazes de diminuir a pressão arterial, o estresse oxidativo e a inflamação. 

Ajuda a perder peso

Por ser uma fonte rica de proteínas e fibras, castanhas reduzem a fome e dão a sensação de saciedade. Estes dois fatores são importantes para quem busca perder peso. 

Combater o diabetes

A castanha de caju é benéfica para o combate do diabetes tipo 2 por conter fibras. Fibras são nutrientes que auxiliam o organismo a conter os picos de insulina, reação do organismo para controle do nível de açúcar no sangue. 

Um estudo, inclusive, apontou que pacientes com diabetes tipo 2 que tiveram 10% da dieta composta pela castanha de caju apresentaram níveis de insulina mais baixos em relação aos que não contaram com esta oleaginosa na alimentação. 

Há diferentes formas de adicionar a castanha de caju em sua alimentação, não apenas na versão natural. 

Receitas com castanha de caju

É muito fácil adicioná-la à sua dieta. A castanha de caju salgada ou natural é um lanche fácil e portátil: serve como um snack entre uma refeição e outra. Inteira ou moída, podem ser adicionadas em diferentes receitas. Veja como preparar castanha de caju em alguns pratos. 

Castanha de caju natural

No momento de comprar castanha de caju é recomendável verificar se está fresca e se é livre de risco da presença de micotoxinas (substâncias químicas tóxicas produzidas por fungos) e pragas. 

Para dar essa garantia, a Puravida oferece castanhas, nozes, amêndoas e outras oleaginosas produzidas sob demanda e embaladas a vácuo, para evitar a oxidação e rancificação que normalmente acontecem por meio de contato com a luz e com o ar.

O resultado são castanhas frescas, com sabor e textura que parecem ter sido colhidas há poucos minutos. Por isso, são uma opção gostosa para o lanche da tarde. 

Moídas, as castanhas de caju são também um excelente topping para as saladas, serem incorporadas em sopas ou utilizadas sobre carnes assadas em vez de ervas habituais, no almoço ou jantar. 

Aos veganos servem como ingrediente para um queijo cremoso de castanha de caju, utilizado como molho para acompanhar uma massa ou no preparo de uma lasanha vegetariana. 

Outra boa opção é fazer pasta de castanha de caju, uma receita fácil e que serve de acompanhamento no café da manhã ou em lanches à tarde. 

Podem ser adicionados outros ingredientes de sua preferência, inclusive oleaginosas diferentes, como amêndoas e avelãs. 

Ou também com cacau e um achocolatado sem açúcar. Basta colocar todos os ingredientes com um pouco de água em um processador, deixar que misture bem e já está pronto. 

Castanha de caju salgada

A castanha de caju salgada também é uma boa opção de lanche entre as refeições principais. É ideal para quem sente necessidade de comer algo salgado neste intervalo. A Puravida, inclusive, oferece a versão com sal integral, que intensifica o sabor. Por isso, também é indicada para enriquecer um prato de tofu mexido.

Farinha de castanha de caju

É fonte de proteínas e uma aliada de praticantes de dieta low carb que apreciam bolos, muffins, cupcakes ou panquecas. Para oferecer praticidade sem abrir mão do que a saúde precisa, a Puravida oferece a farinha de castanha de caju, que acaba com a necessidade de triturar as castanhas até que tenham consistência de farinha. 

A farinha de castanha de caju pode substituir a farinha de trigo em qualquer receita, na mesma proporção. Assim como os adoçantes inteligentes e naturais em vez do açúcar, mesmo que seja o demerara ou mascavo. A stevia e o xilitol têm o mesmo poder adoçante, 

e não causam os prejuízos do açúcar, como os picos de insulina e outros. 

Esse post, foi escrito para o blog da Nute, é mais uma iniciativa da Puravida em seu propósito de apresentar os benefícios da prática de um estilo de vida mais orgânico e saudável.

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