Qual a melhor vitamina para memória? Como ajudar meu cérebro?

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Você sabe qual a melhor vitamina para memória?

Manter a saúde do cérebro é essencial para uma função cognitiva ideal, qualidade de vida e envelhecimento saudável. 

O comprometimento cognitivo, que pode afetar indivíduos de qualquer idade, resulta em dificuldade em processos como linguagem, memória e julgamento, afetando a vida cotidiana. 

Algumas causas do declínio cognitivo, como lesão cerebral, podem estar fora do seu controle. 

No entanto, outros fatores podem ser tratados por meio de abordagens dietéticas e de estilo de vida, como o uso de suplementos vitamínicos para a saúde do cérebro. 

Continue lendo para saber quais são as vitaminas para melhorar a memória e concentração!

Vitaminas para melhorar a memória realmente funcionam?

Estudos mostram que uma dieta saudável, que traz nutrientes fundamentais para o cérebro, como as vitaminas, minerais, aminoácidos e ácidos graxos essenciais, pode ajudar a reduzir o risco de comprometimento cognitivo.

Essas substâncias têm efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e neuroprotetores, que ajudam a combater as consequências negativas do estresse e a melhorar sua mente. 

Quando o cérebro não é nutrido adequadamente, as pessoas podem experimentar um declínio cognitivo, resultando em problemas como perda de memória e falta de concentração. 

Sabendo disso, vamos conhecer agora as vitaminas para melhorar a memória e onde encontrá-las? 

Qual a melhor vitamina para memória e concentração?

Como vimos, manter uma dieta rica em nutrientes é essencial para apoiar a função cognitiva normal e a saúde do seu cérebro. 

Porém, não é possível dizer com precisão qual a melhor vitamina para a memória, pois existem diversos tipos essenciais para a sua mente, e não apenas uma específica.

Por isso, vamos listar aqui alguns dos principais nutrientes que podem impactar sua função cerebral. 

A seguir, estão as vitaminas para melhorar a memória e concentração:

Beta-caroteno, vitamina A e função cerebral

O β-caroteno (beta-caroteno), um precursor da vitamina A no corpo, tem como principal função preservar as células cerebrais e melhorar a memória. 

Esse nutriente é encontrado em uma variedade de frutas e vegetais coloridos, tais como:

  • cenouras; 
  • abóboras; 
  • melão;
  • mamão e manga.

Um ensaio clínico que avaliou os efeitos da suplementação de β-caroteno, em homens com mais de 65 anos, descobriu uma melhora em sua cognição geral, incluindo sua memória.

Vitaminas do complexo B e função cerebral

Em qualquer lugar que você pesquise sobre qual a melhor vitamina para a memória, essas estarão em destaque.

As vitaminas do complexo B estão envolvidas em várias funções orgânicas que contribuem para a saúde do cérebro.

A vitamina B6, por exemplo, favorece a formação de neurotransmissores. Já a B12 está ligada à memória recente e a velocidade do pensamento.

A vitamina B1, junto com a B6 e a B12 favorece a formação de glóbulos vermelhos, fundamentais para o transporte de oxigênio para o cérebro e preservação das funções cerebrais.

Um estudo com indivíduos com mais de 40 anos e saudáveis, descobriu que tomar vitaminas do complexo B, por pelo menos três meses, melhora a memória episódica e a cognição global.

Veja na tabela abaixo, quais são as vitaminas do complexo B, seus benefícios e em quais alimentos você pode encontrá-las:

Vitamina C e função cerebral

Outra importante vitamina para a memória e concentração é a C.

A vitamina C possui vários papéis essenciais no cérebro, que incluem: 

  • suporte ao neurodesenvolvimento; 
  • função de neurotransmissor; 
  • angiogênese (formação de vasos sanguíneos) 
  • e função antioxidante. 

Além disso, a vitamina C auxilia a renovação de outros importantes antioxidantes que impedem a degeneração das células cerebrais, como a vitamina E. 

Ela também tem um papel fundamental na absorção de ferro, mineral importante para a memória e concentração.

Este estudo mostrou que indivíduos cognitivamente intactos (saudáveis) tinham maiores concentrações de vitamina C no sangue do que aqueles com alguma deficiência cognitiva.

Você encontra vitamina C em frutas cítricas e vegetais verdes.

Vitamina E e função cerebral

A vitamina E protege contra a produção de radicais livres associados a doenças crônicas neurodegenerativas.

Um estudo examinou os níveis de compostos da vitamina E ( tocoferóis e tocotrienóis) em adultos com comprometimento cognitivo leve e doença de Alzheimer, uma forma de demência. 

Os pesquisadores descobriram que níveis baixos dessas substâncias foram associados a um risco aumentado de apresentar essas doenças. 

Boas fontes de vitamina E incluem:

  • Mamão, abacate, ameixa seca;
  • Azeite e óleo de fígado de bacalhau;
  • Oleaginosas (amêndoas, castanhas, amendoim etc.).

Vitamina K e função cerebral

Finalizando nossa lista de vitaminas para melhorar a memória, temos a K.

A vitamina K ajuda a ativar certas proteínas envolvidas na sobrevivência das células nervosas e apoia a síntese de esfingolipídios, um componente da bainha de mielina que isola os nervos.

A insuficiência de vitamina K tem sido associada a baixo desempenho comportamental e cognitivo, enquanto níveis mais altos foram associados à maior memória verbal.

Fontes de vitamina K incluem vegetais verdes, tais como:

  • brócolis;
  • agrião;
  • rúcula;
  • espinafre.

Outras dicas para melhorar sua memória e concentração

Além de conhecer qual a melhor vitamina para memória, você também precisa saber que vários outros fatores podem impactar a saúde cerebral

Deficiências nutricionais, uma dieta rica em açúcar e gordura e inatividade física são um prato cheio para o declínio cognitivo.

Portanto, considere adotar hábitos mais saudáveis em sua vida e que estimulem o seu cérebro, como por exemplo:

Confira mais dicas sobre como manter seu cérebro saudável e melhorar sua memória e concentração, no vídeo abaixo:

Multivitamínico para memória

Agora que você já sabe qual a melhor vitamina para memória, certifique-se de atender às suas necessidades por meio de uma dieta nutritiva.  

Porém, se para você é difícil obter esses nutrientes apenas pela alimentação, considere procurar um profissional de saúde para determinar se a suplementação é certa para você.

Como vimos, as vitaminas são essenciais para a saúde de seu cérebro e a falta delas pode decorrer até mesmo em doenças neurodegenerativas graves, como o Alzheimer.

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