Afinal, polivitamínico emagrece? O que realmente funciona?

7 minutos para ler

É verdade que polivitamínico emagrece

Muitas pessoas que desejam perder peso fazem essa pergunta, em busca de produtos com resultados reais no emagrecimento.

Nos últimos 15 anos, houve um crescimento do sobrepeso e da obesidade e, ao mesmo tempo, do desejo das pessoas em emagrecer.

Essa é a conclusão de uma análise feita utilizando um conjunto de dados da National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES), um renomado centro de pesquisa em nutrição dos Estados Unidos.

Este mesmo estudo mostra que cada vez mais pessoas tentam emagrecer por conta própria e não conseguem.

Portanto, se deseja diminuir suas medidas de forma eficaz e saudável, deve se informar antes de sair comprando qualquer produto que promete emagrecimento fácil e rápido.

Para começar a ajudá-lo em sua meta de emagrecimento, neste artigo, vamos esclarecer quais vitaminas e minerais realmente são capazes de auxiliar na perda de peso. Continue lendo para descobrir!

Polivitaminico engorda ou emagrece?

Polivitamínicos geralmente são compostos exclusivamente por vitaminas e minerais, micronutrientes essenciais para o funcionamento do metabolismo e regulação da função celular e que não possuem calorias.

Já os nutrientes responsáveis por fornecer energia ao organismo, os macronutrientes, esses sim são calóricos. São eles:

  • Carboidratos;
  • Gorduras;
  • Proteínas.

Portanto, quando você pensa em multivitamínico que não engorda, você está pensando em qualquer suplemento alimentar composto apenas por vitaminas e minerais.

Entretanto, é preciso ficar atento a certas vitaminas que podem aumentar o apetite e, consequentemente, contribuir para o ganho de peso.

Agora, se você deseja saber se o polivitamínico emagrece, aí já é outra história, sobre a qual vamos falar nos próximos tópicos. Continue acompanhando!

Veja mais informações sobre a possibilidade do polivitamínico engordar, no vídeo abaixo:

Afinal, polivitamínico emagrece mesmo?

O metabolismo é um processo orgânico fundamental para decompor nutrientes e obter a energia necessária para o funcionamento pleno e saudável do organismo. 

Quando seu metabolismo está funcionando bem, ele queima calorias mais rapidamente, tornando menos provável que você engorde. 

Certos fatores podem contribuir para que esse processo se torne mais lento, ou até mesmo mais eficaz. 

Hábitos de vida, alimentação e todos os nutrientes que você ingere, por exemplo, têm um papel importante neste caso. 

Existe ainda a questão da idade, já que o metabolismo de uma pessoa desacelera naturalmente à medida que ela envelhece.

Porém, algumas vitaminas e minerais podem ajudar a manter o metabolismo funcionando de maneira eficaz. Portanto, os polivitamínicos podem sim auxiliar na perda de peso.

As principais vitaminas e minerais que auxiliam seu metabolismo e, por isso, podem ajudá-lo a emagrecer são os seguintes:

  • Vitaminas do complexo B;
  • Vitamina D;
  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Magnésio.

No próximo tópico, você confere mais detalhes sobre cada um desses nutrientes, para saber escolher seu multivitamínico que emagrece. Confira!

Polivitamínico que emagrece: 5 vitaminas e minerais eficazes

As cinco melhores vitaminas e minerais para manter e estimular as funções do corpo, incluindo seu metabolismo, são as seguintes:

1. Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B desempenham papeis essenciais no metabolismo energético do corpo. São elas:

  • B12;
  • Biotina (B7);
  • Folato (B9);
  • B6;
  • Ácido pantotênico (B5);
  • Niacina (B3);
  • Riboflavina (B2);
  • Tiamina (B1).

Essas vitaminas são essenciais para processar gorduras, proteínas e carboidratos, auxiliando o organismo a usar esses nutrientes para obter energia e não armazená-los como gordura.

Todas essas vitaminas devem estar equilibradas, já que são interdependentes. A falta de uma delas no organismo pode interferir na função das outras, impactando o seu metabolismo.

Por exemplo, a B12 é essencial para metabolizar proteínas e gorduras e necessita de B6 e Folato para funcionar corretamente. 

2. Vitamina D

Algumas pesquisas atuais relacionam os níveis de Vitamina D no organismo, com o peso de uma pessoa.

Estes dois estudos, por exemplo, analisaram essa relação em mulheres mais velhas e crianças e descobriram que aqueles com mais gordura tinham deficiência de vitamina D.

Essa outra pesquisa sugere que a vitamina D pode ajudar a controlar a glicose, o que é importante, já que o açúcar pode ter um papel importante no peso de uma pessoa.

3. Cálcio

Segundo pesquisas recentes, o cálcio também tem um papel importante para a manutenção de um metabolismo saudável e no controle de açúcar no sangue. 

Este estudo, por exemplo, sugere que a maior ingestão de cálcio, juntamente com a vitamina D, pode ajudar na perda de peso.

Já este outro, descobriu que uma dieta rica em cálcio lácteo aumenta a perda de peso em pessoas com diabetes tipo 2

4. Ferro

O ferro é outro mineral importante para seu metabolismo, pois é essencial aos glóbulos vermelhos, células que transportam oxigênio para os músculos e tecidos do corpo.

Mas, afinal, o que isso interfere em seu metabolismo e emagrecimento?

É simples: músculos que não recebem oxigênio suficiente não podem queimar gordura como combustível tão bem quanto deveriam. 

Porém, antes de pensar em tomar um polivitamínico que emagrece e que contenha ferro, consulte seu médico, pois ele pode ser tóxico quando consumido em altas doses. 

5. Magnésio

O magnésio é um mineral essencial para as reações químicas que produzem energia no corpo, ou seja, para o seu metabolismo.

Consulte um médico para saber se existe deficiência desse mineral em seu organismo e se você pode suplementar, já que ele é contraindicado para pessoas com alguns problemas de saúde subjacentes.

Confira todas as vitaminas e minerais que ajudam a emagrecer e onde encontrá-los, além de outros benefícios para o organismo, nesta tabela completa de informações nutricionais do suplemento alimentar multivitamínico de A a Z

Recomendações sobre polivitamínico que emagrece

Como vimos, a ingestão dessas vitaminas e minerais ajudam seu metabolismo a funcionar de forma eficiente, contribuindo assim para a perda de peso. 

Porém, alguns suplementos podem causar efeitos adversos em altas doses, piorar as condições de saúde ou interagir com a medicação que uma pessoa já está tomando.

Eles podem ser contraindicados, por exemplo, em pessoas com:

  • Alergia a algum dos ingredientes da formulação;
  • Problemas renais;
  • Problemas no fígado.

Portanto, se você está pensando em tomar polivitamínicos para emagrecer, deve falar primeiro com seu médico.

Por que tomar polivitamínico? 

Para além de pensar se polivitamínico emagrece, é preciso entender as importantes funções que as vitaminas e minerais presentes nesses produtos desempenham no organismo, tais como:

  • Redução dos radicais livres;
  • Regeneração celular;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Melhora da função cardiovascular e cerebral;
  • Alívio do estresse, entre outros.

Portanto, se você acha que sua rotina tem te impedido de alguma maneira a suplementar esses nutrientes, vale a pena pensar no uso dos polivitamínicos.

A Nute possui um produto de suplemento alimentar de A a Z multivitamínico com nutrientes indispensáveis para o corpo e mente, que te dão energia e disposição durante o dia. 

O diferencial é promover uma vida mais saudável, oferecendo praticidade, entregando os produtos na sua casa através da venda online, onde parte desta venda é revertida para instituições de caridade.

Inscreva-se no Clube Nute e passe a receber, por um preço especial, um frasco de 30 cápsulas todo mês, sem que você tenha que sair de casa!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.