Tomar polivitamínico antes ou depois do treino? Saiba o momento ideal

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Tomar polivitamínico antes ou depois do treino é uma dúvida comum entre as pessoas que praticam algum exercício e querem otimizar os resultados com suplementos alimentares.

Neste artigo, você vai saber qual o melhor horário para tomar polivitamínico e, além disso, vai entender qual seu real impacto em seu treino!

Vamos lá?

Tomar polivitaminico antes ou depois do treino?

Não é possível dar uma resposta generalizada, dizendo se é melhor você tomar polivitamínico antes ou depois do treino.

Isso porque o melhor horário para tomar multivitamínico vai depender de vários fatores, tais como as vitaminas que estão em sua formulação e suas necessidades nutricionais.

Nos próximos tópicos vamos explicar melhor quando tomar polivitamínico e quais os benefícios desses suplementos para o seu treino. Continue acompanhando!

Qual o melhor horário para tomar polivitamínico?

Nem todas as vitaminas se decompõem em seu corpo da mesma maneira, por isso, o melhor horário para tomar polivitamínico depende do tipo que você está tomando. 

Algumas vitaminas devem ser tomadas após uma refeição, enquanto é melhor tomar outras com o estômago vazio. 

Dessa forma, mais importante do que saber se você deve tomar polivitamínico antes ou depois do treino, é entender se você está tomando sua vitamina em um horário do dia que lhe trará mais benefícios. 

Veja a seguir quais são os tipos de vitaminas e quando é melhor tomá-las:

Quando tomar vitaminas solúveis em gordura (lipossolúveis)

As vitaminas lipossolúveis são dissolvidas em nosso corpo por meio de gorduras e são armazenadas no fígado. Elas incluem: 

  • Vitamina A;
  • Vitamina K;
  • Vitamina E;
  • Vitamina D.

Aqui não existe um horário específico, mas o ideal é que essas vitaminas sejam tomadas com uma refeição que contenha gorduras, para ajudar o organismo a absorvê-las. 

Melhor horário para tomar vitaminas solúveis em água (hidrossolúveis)

Já as vitaminas hidrossolúveis são melhor absorvidas com o estômago vazio. Isso significa tomá-las de manhã, 30 minutos antes de comer ou duas horas depois de uma refeição.

Elas incluem:

  • Vitamina C;
  • Vitaminas do complexo B;
  • Folato (ácido fólico). 

Essas vitaminas são facilmente absorvidas, pois dissolvem-se na água para que seu corpo possa usá-las. 

Porém, o organismo não armazena esse tipo de vitamina, sendo que o que excede às suas necessidades é eliminado na urina. 

Por isso, elas devem estar mais presentes em sua dieta ou na forma de suplementos.

Outros suplementos

O corpo humano também precisa de minerais para funcionar e eles também estão disponíveis como suplementos. Alguns exemplos desses nutrientes incluem:

  • Ferro;
  • Cálcio;
  • Magnésio;
  • Zinco.

As pessoas devem sempre ter cuidado antes de tomar um suplemento mineral, pois em excesso eles podem ser prejudiciais.

Além disso, eles devem ser ingeridos diariamente com alimentos, pois tomá-los sem comida pode resultar em efeitos colaterais, como dores de estômago.

Saiba mais sobre quando tomar polivitamínico, no vídeo abaixo:

Quais os benefícios do polivitamínico para o seu treino?

Agora que já respondemos às suas questões sobre tomar polivitamínico antes ou depois do treino, vamos falar sobre seus benefícios?

Um polivitamínico pode ajudá-lo a otimizar o seu treino por três razões essenciais:

1. As deficiências de vitaminas consomem sua energia

Vitaminas e minerais são essenciais para o bom funcionamento de seu metabolismo, processo orgânico ligado ao fornecimento de energia para o seu corpo.

A deficiência de magnésio, por exemplo, pode causar a síndrome metabólica, que leva a um metabolismo mais lento e aumento da gordura corporal. 

2. Seu corpo precisa de nutrientes para construir músculos

Gerar músculos fortes e duradouros necessita de mais do que apenas proteínas. Na verdade, seu corpo depende de algumas vitaminas e minerais diferentes para isso. 

Alguns exemplos desses nutrientes são:

Cálcio

Quando você não tem cálcio suficiente em seu sistema, seu corpo tem que trabalhar horas extras para contrair seus músculos, o que pode causar danos aos tecidos. 

Se a deficiência de cálcio se tornar muito grave, você poderá se tornar incapaz de flexionar os músculos.

Vitamina B7

Seu corpo precisa de biotina para transformar gordura e proteína em energia. Sem B7 suficiente em seu sistema, seu metabolismo ficará lento e seus níveis de energia diminuirão.

Cobre

Este mineral tem um papel vital em manter seus tendões fortes e saudáveis.

Zinco

Seu corpo usa zinco para produzir testosterona, hormônio de grande importância para o crescimento dos músculos. 

Além disso, seu corpo também usa zinco na recuperação muscular, portanto, esse é um mineral importante para que seu organismo se recupere após seus treinos.

Confira também: Principais suplementos alimentares para ganhar massa muscular

3. Obter muitos nutrientes ajuda você a recuperar e proteger seus tecidos

Seu corpo precisa se recuperar adequadamente após o exercício, senão você terá jogado todo o seu esforço pela janela. 

A suplementação com vitaminas e minerais é importante para recuperar os músculos após o treino, evitar fraqueza muscular e o desgaste ósseo.

A deficiente vitamina D e de cálcio, por exemplo, pode causar perda de densidade óssea, o que prejudica a capacidade dos ossos de se recuperarem do exercício. 

A deficiência prolongada de vitamina D pode até mesmo levar à osteoporose, que pode causar a quebra de seus ossos durante exercícios intensos.

Como escolher o melhor polivitamínico para meu treino?

Agora que você já sabe quando tomar polivitamínico e quais os benefícios para o seu treino, lembre-se de escolher aquele que vá atender melhor às suas necessidades nutricionais e adquiri-los de uma fonte confiável.

Neste artigo publicado aqui no blog, você fica sabendo tudo sobre o que é multivitamínico e para que serve, para ajudá-lo a entender qual o melhor para você.

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