Vitamina para esgotamento físico e mental: melhore seu bem-estar!

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Anda se sentindo desanimado, cansado e com dificuldades para se concentrar? Então talvez precise de alguma dessas vitaminas para esgotamento físico e mental:

  • Vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B9, B8, B12);
  • Vitamina C;
  • Ferro;
  • Magnésio;
  • Zinco.

Continue lendo para conhecer, em detalhes, as melhores vitaminas para dar energia durante o dia e eliminar sua indisposição!

Falta de vitaminas pode causar sintomas de cansaço físico e mental?

Vitaminas e minerais são essenciais para os seres humanos, pois desempenham papéis essenciais em uma variedade de vias metabólicas básicas que suportam funções celulares fundamentais. 

Em particular, seu envolvimento no metabolismo produtor de energia, síntese de DNA, transporte de oxigênio e funções neuronais os torna críticos para a função cerebral e muscular. 

Estes, por sua vez, se traduzem em efeitos sobre os processos cognitivos e psicológicos, incluindo fadiga mental e física.

Sintomas relacionados à falta de vitamina para esgotamento físico e mental

Os principais sintomas relacionados à falta de vitamina para esgotamento físico e mental são: 

  • Fadiga excessiva sem motivo aparente;
  • Sono diurno;
  • Falta de atenção.

Além disso, a carência de vitaminas, ou avitaminose, pode gerar diversos tipos de problemas de saúde, que também podem causar indisposição, tais como:

  • Anemia;
  • Problemas nos ossos e articulações;
  • Enfraquecimento do sistema imunológico;
  • Distúrbios metabólicos.

A avitaminose pode ser causada pela ingestão insuficiente desses nutrientes, ou por problemas em sua absorção.

Isso pode acontecer devido a:

  • Alimentação pouco variada, como no caso de pessoas que não gostam de comer frutas e legumes;
  • Consumo excessivo de laxante ou fibras (a fermentação do bolo fecal não acontece devidamente e isso prejudica a absorção das vitaminas);
  • Deficiência digestiva pela falta de determinadas enzimas.

Confira outros problemas que podem causar sintomas de cansaço físico e mental, no vídeo abaixo:

Qual é a melhor vitamina para esgotamento físico e mental?

Nove vitaminas (vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B9, B8, B12 e C) e três minerais (ferro, magnésio e zinco) têm ação comprovada na disposição física e mental. Confira:

Vitaminas do complexo B

Vitaminas do complexo B estão no topo da lista de vitaminas para esgotamento físico e mental

Veja como elas combatem a indisposição:

  • A vitamina B1 auxilia o bem-estar mental e o humor;
  • A vitamina B2 ajuda a reduzir o estresse oxidativo (e, portanto, o cansaço);
  • A vitamina B3 pode ser eficaz no apoio às funções cerebrais;
  • A vitamina B5 ajuda a apoiar neurotransmissores importantes (produtos químicos do cérebro);
  • A vitamina B6 desempenha um papel na redução da fadiga e no fortalecimento da imunidade, mesmo quando você está sob estresse;
  • A vitamina B8 ajuda os sinais nervosos a se “comunicarem”.

Nesta tabela completa de informações nutricionais do suplemento alimentar multivitamínico de A a Z, você confere em quais alimentos pode encontrar as vitaminas do complexo B e todos os seus benefícios. 

Vitamina C

A vitamina C geralmente está associada a problemas do sistema imunológico, mas também tem um grande impacto nos níveis de energia. 

Por ser um potente antioxidante, ela está envolvida na recuperação do organismo e no combate aos radicais livres, que provocam a degeneração celular.

Além disso, a vitamina C auxilia a absorção de ferro, mineral fundamental para que o oxigênio circule pelo corpo. 

Portanto, ela é uma importante vitamina para esgotamento físico e mental, já que, consequentemente, um organismo com dificuldade de se recuperar e por onde o oxigênio não circula vai apresentar sintomas de cansaço. 

Você encontra vitamina C em frutas cítricas e vegetais verdes.

Ferro

O ferro é um mineral essencial que ajuda o oxigênio a circular por todo o corpo. Também é necessário para que as células do corpo funcionem e se desenvolvam adequadamente. 

A deficiência de ferro é a principal causa da anemia, que pode prejudicar as habilidades cognitivas, diminuir a imunidade e afetar negativamente o desempenho no trabalho.

Carnes e frutos do mar são excelentes fontes de ferro na dieta. Se é vegetariano, então nozes, feijão, lentilha, espinafre e produtos de grãos fortificados podem ser uma boa opção.  

Magnésio

O magnésio é um dos minerais mais abundantes no corpo, necessário para mais de 300 reações bioquímicas diferentes, incluindo: 

  • função muscular e nervosa;
  • controle de glicose no sangue; 
  • e produção de energia. 

É comumente encontrada em alimentos como peixes, amêndoas e grãos inteiros e é uma excelente fonte de energia.

De acordo com um estudo de 2012 publicado pelo National Institute of Health, o magnésio demonstrou melhorar os sintomas da insônia. 

Se a dificuldade em adormecer está contribuindo para a fadiga, um suplemento de magnésio pode melhorar a qualidade do sono e ajudá-lo a se sentir mais descansado.

Zinco

o zinco desempenha um papel na modulação da resposta do cérebro e do corpo ao estresse do dia a dia. 

300 ou mais enzimas em nosso corpo usam zinco para ajudá-las em suas reações, fazendo DNA, síntese de proteínas, divisão celular, todas coisas extremamente importantes. 

A deficiência de zinco pode levar a sintomas de depressão, TDAH, dificuldades de aprendizagem e memória.

Conheça mais alimentos que contêm vitaminas para dar energia durante o dia, no vídeo abaixo: 

Quando tomar polivitamínicos para esgotamento físico e mental?

Quando você não consegue ingerir essas importantes vitaminas para disposição física e mental através da alimentação, é importante suplementá-las, para cuidar bem de seu corpo e mente.

Este estudo, por exemplo, sugere que a suplementação com vitaminas B como parte de um suplemento multivitamínico pode melhorar a  disposição, reduzindo os níveis de homocisteína.

Esse hormônio está associado ao estresse e a um risco aumentado de várias doenças, incluindo doenças cardíacas, que podem desencadear sintomas de cansaço físico e mental.

Lembre-se de adquirir seu polivitamínico de fontes confiáveis e ingeri-lo sob a orientação de um profissional que irá orientá-lo sobre suas necessidades nutricionais e dosagem correta. 

A Nute possui um produto de suplemento alimentar de A a Z multivitamínico com nutrientes indispensáveis para o corpo e mente, que te dão energia e disposição durante o dia e fortalecem seu sistema imunológico. 

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