Vitaminas para estresse e ansiedade: como elas podem te ajudar?

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Anda cansado, ansioso e estressado? Saiba que a culpa pode estar na falta de importantes nutrientes para o organismo e, por isso, algumas vitaminas para estresse e ansiedade podem ajudá-lo.

Esses micronutrientes são fundamentais para seu sistema nervoso e saúde mental, como mostraremos ao longo deste artigo. 

Continue acompanhando para saber quais são as melhores vitaminas para fortalecer e estimular a mente!

Falta de vitaminas pode causar estresse e ansiedade?

Vitaminas e minerais são vitais para manter sua saúde mental. Quando esses nutrientes estão desequilibrados, sintomas como ansiedade, estresse e até mesmo depressão podem aparecer.  

Hoje, cientistas do mundo inteiro pesquisam a relação entre nutrientes e saúde mental

Um dos mais importantes estudiosos da área, o agricultor e psiquiatra da Universidade Columbia, em Nova York (EUA), Drew Ramsey, defende que uma dieta deficiente é um dos maiores fatores que contribuem para a depressão. 

Também uma das mais recentes análises publicadas sobre os efeitos da nutrição na saúde mental, diz que manter uma dieta saudável pode diminuir os riscos de depressão.

Isso porque, uma dieta saudável traz nutrientes fundamentais para o sistema nervoso, tais como:

  • minerais; 
  • vitaminas; 
  • aminoácidos essenciais; 
  • e ácidos graxos essenciais. 

A importância desses nutrientes está em seus efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e neuroprotetores, que ajudam a combater o estresse e suas possíveis consequências, como a ansiedade e a depressão.

Hoje já se sabe, por exemplo, de acordo com informações divulgadas pela  Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), que as pessoas que possuem uma alimentação saudável têm risco de depressão de 25% a 35% mais baixo. 

Em contrapartida, aquelas que se alimentam mal, não se hidratam e abusam de substâncias nocivas, como o álcool e o cigarro, podem estimular sintomas de ansiedade.

Por isso, se você sente que sua saúde mental está debilitada, vale a pena verificar seus hábitos alimentares e de vida e se há carência de algum dos seguintes micronutrientes em seu organismo:

  • Vitaminas do complexo B;
  • Ferro;
  • Iodo;
  • Vitamina D;
  • Selênio;
  • Magnésio;
  • Ácidos graxos ômega-3.

No vídeo abaixo, você confere mais informações e pesquisas sobre a relação entre nutrição e saúde mental:

Melhores vitaminas para estresse e ansiedade

Confira o que cada uma dessas vitaminas anti-stress podem fazer por sua saúde mental e o que a falta delas provoca em seu organismo:

1. Vitaminas do complexo B

Essas são algumas das mais importantes vitaminas para estresse e ansiedade. Baixos níveis de vitaminas do complexo B estão relacionados com:

  • Depressão;
  • Fadiga;
  • Irritabilidade. 

Essas vitaminas desempenham um papel vital na produção de substâncias químicas, como a serotonina, que afetam o humor e outras funções cerebrais. 

Seu corpo não pode armazená-las por longos períodos, então você deve repô-las regularmente por meio dos alimentos ou de suplementação.

As mais importantes para a sua saúde mental são a B6, B12 e B9 (folato).

Veja na tabela abaixo, uma relação completa das vitaminas do complexo B, em quais alimentos você pode encontrá-las e os seus benefícios:

2. Ferro

O ferro ajuda os glóbulos vermelhos a transportar oxigênio para o cérebro, por isso, a saúde do sistema nervoso depende de níveis aceitáveis ​​deste mineral. 

A carência de ferro pode resultar em menos oxigênio indo para as células e causar uma série de sintomas, incluindo:

  • Depressão;
  • Fadiga;
  • Baixa energia;
  • Fraqueza;
  • Irritabilidade.

Veja quais são os alimentos ricos em ferro:

  • Fígado;
  • Carne vermelha;
  • Ovo (principalmente a gema);
  • Espinafre;
  • Brócolis;
  • Leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico etc.);
  • Semente de abóbora;
  • Chocolate.

3. Iodo

O iodo é um componente-chave do hormônio da tireoide que, por sua vez, é uma parte fundamental de sua saúde mental, já que regula seu humor, desempenho cerebral e seus níveis de energia.

Quando você não tem iodo suficiente e sua tireoide não está apresentando o melhor desempenho, você pode ter sintomas como: 

  • menos concentração e foco;
  • dificuldade em reter informações;
  • e até mesmo depressão.

Boas fontes de iodo são:

  • Algas marinhas;
  • Bacalhau;
  • Camarão;
  • Ovo;
  • Cranberries;
  • Atum;
  • Ameixas;
  • Bananas.

4. Vitamina D

Aqui está outra importante vitamina para fortalecer e estimular a mente!

Pesquisas mostram ligações entre a deficiência de vitamina D e depressão, demência e até autismo. 

O baixo teor de vitamina D também pode deixá-lo cansado e irritado, além de fragilizar seu sistema imunológico.

A melhor forma de adquirir vitamina D é através da exposição solar. Quando nossa pele é exposta à luz ultravioleta do sol, esse nutrientes é ativado em nossas células.

Os suplementos também podem ajudar, além de alguns alimentos como:

  • salmão;
  • sardinha;
  • queijo;
  • gema de ovo 
  • e bife de fígado.

5. Selênio

O selênio é um mineral fundamental para a saúde mental e o funcionamento ideal da tireoide. Os baixos níveis desse nutriente têm sido associados à depressão e ao mau humor. 

É recomendado obter 200 mcg de selênio por dia a partir de alimentos, suplementos ou uma combinação dos mesmos.

Boas fontes de selênio são:

  • Castanhas;
  • Cogumelos;
  • Frutos do mar;
  • Feijões;
  • Sementes de girassol;
  • Carne;
  • Aves;
  • Fígado.

6. Magnésio

O magnésio é muito importante na regulação do humor e tem impacto no sistema nervoso. É necessário para a maioria das funções em nossos corpos. 

A deficiência de magnésio tem sido associada à:

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Enxaquecas. 

O magnésio pode ser encontrado em alimentos como:

  • Espinafre;
  • Chocolate amargo;
  • Peixes oleosos;
  • Banana;
  • Amêndoas.

7. Ácidos graxos ômega-3

Os ácidos graxos ômega-3 ajudam a reduzir a inflamação no organismo. Eles são vitais para o funcionamento do cérebro, especialmente memória e humor. 

Se sua dieta é pobre em gorduras de boa qualidade, como ômega-3, seu corpo só pode produzir membranas de células nervosas de baixa qualidade.

Boas fontes de ácidos graxos são:

  • Peixes oleosos como salmão e atum;
  • Óleo de fígado de bacalhau; 
  • Sementes de linhaça;
  • Nozes.

Confira todas as vitaminas e minerais e seus benefícios para o organismo nesta tabela de informações nutricionais do suplemento alimentar multivitamínico de A a Z

Polivitamínicos para estresse e ansiedade

Quando você não consegue ingerir essas importantes vitaminas para estresse e ansiedade através da alimentação, é importante suplementá-las, para cuidar bem de seu cérebro e saúde mental.

Este estudo, por exemplo, sugere que a suplementação com vitaminas B como parte de um suplemento multivitamínico pode melhorar o humor e o estresse, reduzindo os níveis de homocisteína.

Altos níveis de homocisteína estão associados ao estresse e a um risco aumentado de várias doenças, incluindo doenças cardíacas, demência e câncer colorretal.

A Nute possui um produto de suplemento alimentar de A a Z multivitamínico com nutrientes indispensáveis para o corpo e mente, que te dão energia e disposição durante o dia e fortalecem seu sistema imunológico. 

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