Conheça as vitaminas que não engordam e te ajudam a emagrecer

6 minutos para ler

Quais são as vitaminas que não engordam? Elas existem? Afinal, esses nutrientes ajudam a reduzir ou aumentar o peso? 

Se você é dessas pessoas que brigam constantemente com a balança, provavelmente já se fez alguma dessas perguntas. 

O que é natural, já que é comum desconhecer os efeitos das vitaminas no corpo e como elas podem impactar o metabolismo, processo orgânico fundamental na manutenção de um peso saudável.

Por isso, neste artigo, vamos responder, definitivamente, se estes importantes nutrientes engordam ou emagrecem e como eles podem te ajudar a fazer as pazes com suas medidas. Confira! 

Quais são as vitaminas que não engordam?

As vitaminas são micronutrientes essenciais para o funcionamento do metabolismo e regulação da função celular e não possuem calorias, portanto, não engordam.

Já os macronutrientes, responsáveis por fornecer energia ao organismo, esses sim são calóricos e podem engordar. São eles:

  • Carboidratos;
  • Gorduras;
  • Proteínas.

Portanto, não existe uma lista com nomes de vitaminas que não engordam, já que, na verdade, qualquer uma delas não tem valor calórico suficiente para alterar o seu peso.

Entretanto, é preciso ficar atento às vitaminas que aceleram o seu metabolismo, como as do complexo B, já que isso pode aumentar o seu apetite e fazer com que você coma mais.

Porém, é o fato de você ingerir mais alimentos que vai fazê-lo engordar e não a vitamina contida neles. 

Polivitamínicos e suplementos alimentares engordam?

Polivitamínicos são compostos basicamente por vitaminas e minerais. Logo, se esses micronutrientes não são calóricos, então os multivitamínicos também não engordam.

Porém, o caso dos suplementos alimentares utilizados para o ganho de massa muscular é um pouco diferente e requer maior atenção.

Quando um suplemento tem como finalidade apenas complementar a alimentação, por exemplo no caso de pessoas com restrições alimentares, isso não vai alterar a “balança”.

Entretanto, quando o objetivo é ganhar massa, você deve ter cuidado para que o resultado seja o aumento da massa magra e não da porcentagem de gordura no corpo. 

O uso deste suplemento deve ser feito conjuntamente a um plano de exercícios físicos adequado, para que o ganho calórico e proteico seja maior do que o gasto energético.  

Um outro fator de alerta é que o consumo excessivo dos suplementos pode gerar problemas de saúde, como sobrecarga dos rins e fígado. 

Portanto, o ideal é procurar um médico nutrólogo ou nutricionista antes de começar a usar um suplemento alimentar.

Confira mais informações no vídeo abaixo:

E qual é a melhor vitamina para emagrecer?

Agora você já sabe que não existe uma lista pronta, com nomes de vitaminas que não engordam, já que esses nutrientes não são calóricos e por isso não alteram seu peso.

Porém, será que existem vitaminas boas para emagrecer? Se sim, qual a melhor? 

O metabolismo é um processo orgânico fundamental quando o assunto é manter um peso saudável.  

Quando ele está funcionando bem, queima calorias mais rapidamente, tornando menos provável que você engorde. 

Comprovadamente, os nutrientes que você ingere têm um papel fundamental no bom funcionamento desse metabolismo. 

Portanto, as vitaminas podem sim ajudá-lo a fazer as pazes com a balança. Claro que aliadas a hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e a prática de exercício físico. 

As principais vitaminas boas para emagrecer, e minerais, que têm um impacto positivo em seu metabolismo, são as seguintes: 

  • Vitaminas do complexo B;
  • Vitamina D;
  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Magnésio.

No artigo abaixo, você pode conferir mais detalhadamente como esses nutrientes agem no organismo e decidir qual a melhor vitamina para emagrecer, que seja adequada à suas necessidades nutricionais:

 Polivitamínico que emagrece: 5 vitaminas e minerais eficazes

10 dicas práticas para manter um peso saudável

Melhor do que pensar em vitaminas que não engordam ou em vitaminas que emagrecem, se você realmente deseja manter seu peso ideal, é cultivar hábitos saudáveis em sua vida. 

Veja algumas boas práticas para o seu dia a dia:

  1. Consuma alimentos fontes de proteínas magras e carboidratos integrais;
  2. Inclua alimentos fontes de gorduras saudáveis: abacate, azeite extra virgem, oleaginosas (castanha, amêndoa, noz), peixe;
  3. Aumente a ingestão de água nos intervalos das refeições;
  4. Faça sua lista de compras e planeje suas refeições. Preparar marmitas saudáveis para a semana pode ser uma opção prática e ajudá-lo a comer melhor;
  5. Respeite os sinais de fome e saciedade;
  6. Pratique exercícios físicos.

Agora veja o que você deve evitar:

  1. Gorduras ruins: saturada e trans;
  2. Açúcar e sal;
  3. Alimentos industrializados ricos em gorduras ruins, açúcares, conservantes etc.;
  4. Estresse e ansiedade, pois podem ser gatilhos para comer mais do que deve.

Quando tomar polivitamínico para emagrecer? 

Como vimos, nutrientes como vitaminas e minerais têm um importante papel no funcionamento do metabolismo, que, por sua vez, é fundamental para manter um peso saudável.

Portanto, se você acha que não consome nutrientes suficientes através da sua alimentação, pode ser importante pensar no uso de multivitamínicos.

Você deve ficar tranquilo quanto a vitaminas que não engordam, pois já explicamos que esses micronutrientes não possuem valor calórico. Além disso, desempenham importantes funções no organismo, tais como:

  • Redução dos radicais livres;
  • Regeneração celular;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Melhora da função cardiovascular e cerebral;
  • Alívio do estresse, entre outros.

A Nute possui um produto de suplemento alimentar de A a Z multivitamínico com nutrientes indispensáveis para o corpo e mente, que te dão energia e disposição durante o dia. 

O diferencial é promover uma vida mais saudável, oferecendo praticidade, entregando os produtos na sua casa através da venda online, onde parte desta venda é revertida para instituições de caridade.

Inscreva-se no Clube Nute e passe a receber, por um preço especial, um frasco de 30 cápsulas todo mês, sem que você tenha que sair de casa!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.